Como é produzido um Enrico Boaretto?

Compartilhe este post:

O artigo de hoje é para você que deseja saber como são produzidos nossos calçados!

Primeiro ponto: nossos produtos são personalizados. 

De mãos em mãos, damos formas, contornos e criamos um produto que tem personalidade e estilo próprio.

O diferencial são os formatos, as linhas, as cores, as tendências, o conforto e  o design exclusivo.

Valorizamos a mão de obra qualificada e a atenção aos detalhes, por isso, trabalhamos com profissionais amplamente especializados, que apresentam mais que habilidades específicas.

Eles compreendem com paixão e sintonia o padrão de qualidade e, dentro de uma equipe integrada à estrutura tecnológica, garantem pares singulares, que oferecem performance, comodidade, estilo e requinte.

Por isso são tão valorizadas as pessoas que de forma direta e indiretamente participam da empresa, pois são eles os responsáveis pela consolidação da marca.

Criadas na Itália e duplicadas aqui, estas técnicas artesanais moldam o pé, dando um desenho que minimiza as mais suaves nuances. Cada produto que fazemos é único. É um sonho que se transforma em realidade e se torna magia nos pés de cada cliente.

Erik Boaretto

“A mesma magia que eu tinha ao ver meu avô trabalhando eu vejo nos olhos do meu filho ao brincar e desenhar com as formas de um sapato”, explica Erik Boaretto, Estilista e Diretor da Enrico Boaretto.

Como é produzido o seu Boaretto?

Veja, a seguir, alguns dos processos pelos quais os calçados da Boaretto passam e que garantem aos consumidores mais exigentes uma experiência de calce única:

1. DESIGN

A etapa criativa da fabricação é realizada por Erik Boaretto, que acompanha a moda europeia e desenvolve todo o planejamento da coleção passo a passo.

Para isso, considera-se as tendências de cores, estilos, estampas e texturas, num processo criativo natural, com atmosfera que lança moda para o lifestyle próprio de cada cliente.

O delineamento é feito com antecedência, para que os pares estejam disponíveis no momento em que o consumidor identificar as tendências e desejar segui-las. 

Nesse processo, também são selecionados os materiais dos calçados, que levam em conta, não apenas o visual, mas também a experiência de calce.

2. MODELAGEM

Após a conclusão de todos os estudos e finalização dos desenhos, chega o momento de dar vida  aos esboços. Nesse processo, são elaborados moldes específicos para auxiliar na produção de cada elemento que compõem os calçados como palmilhas, solas, tiras e cabedal.

Durante a modelagem, também é apurada a viabilidade da produção. Com o auxílio de um objeto em formato de pé, o modelo é desenvolvido e testado de acordo com os materiais, cores e desenhos apresentados.

3. SELEÇÃO DE MATERIAIS

Todos os calçados Enrico Boaretto são feitos a partir de couro nobre. 

A escolha deste material permite que o consumidor desfrute de pares exclusivos. Afinal, por mais que os modelos sigam o padrão de qualidade, cada par é único, resultado de um processo manual e individual – o que assegura que nenhum deles seja exatamente igual ao outro.

Tratando-se do couro animal, é natural que o material apresente individualidades e imperfeições.

Entretanto, para eliminar quaisquer irregularidades nas texturas e tonalidades, nossos colaboradores selecionam, cuidadosamente, os melhores couros do mercado brasileiro e argentino e identificam, a partir de um processo minucioso, o local exato para realização do corte.

Isso é para certificar que os modelos sejam extraídos e fabricados por meio de única região do couro bovino e apresentem total uniformidade.

4. SEPARAÇÃO

Após a seleção e o aparelhamento dos materiais, o próximo passo envolve a separação dos mesmos, onde cada matéria-prima é reservada de acordo com o tom e especificação dos produtos.

Os materiais também são cortados manualmente, para que os profissionais possam avaliar o couro e ratificar a ausência de qualquer irregularidade.

Geralmente, os calçados Enrico Boaretto são formados por 50 peças, todas elas, cortadas e analisadas individualmente.

5. PINTURA

Eles são pintados manualmente, com as melhores e mais valiosas tintas do mercado, todas testadas e aprovadas antecipadamente.

A técnica assegura que a tintura não se empalideça com o passar do tempo e ainda evita incômodos como manchas nas meias e nos pés durante a experiência de calce.

O processo de pintura manual das peças é um dos nossos grandes diferenciais. Elaborado e implementado após cinco anos de estudos, demanda mão de obra qualificada, cautela e atenção aos detalhes.

6. CHECAGEM

Para eliminar os riscos de manifestação de defeitos naturais após o processo de pintura, as peças, depois de tingidas, passam por uma rigorosa checagem. Até o momento pós-pintura, pelo menos quatro tipos de averiguações são realizadas.

As análises ocorrem durante a seleção do couro, o corte do material, a pintura e, posteriormente, o tingimento completo. Assim, garantimos aos pares Enrico Boaretto, estrutura e colorações uniformes e homogêneas.

7. MONTAGEM

Depois de todas as análises e apurações, as peças que darão origem aos calçados são encaminhadas para a montagem. O setor é composto por colaboradores habilidosos, que pespontam e colam os modelos a partir de um trabalho totalmente manual.

8. TESTES

Após a finalização da montagem, as peças passam por novos testes, que asseguram a união perfeita de cada fragmento. Nesse processo, são analisados o desempenho dos zíperes, cadarços, além da verificação dos respectivos lotes e numerações.

 Alguns modelos também são direcionados ao chamado processo embreagem, que incorpora um formato curvo aos pares, para evitar marcas durante o caminhar.

9. COSTURA MANUAL

As costuras que unem as peças dos calçados são feitas de forma integralmente manual. Esta é mais uma das características únicas que compõem os processos de fabricação dos pares Enrico Boaretto. 

Afinal, a partir de uma técnica artesanal e totalmente integrada às instalações da marca, é possível garantir uma experiência singular de acabamento e resistência e, ainda, evitar cópias e réplicas de terceiros.

10. APLICAÇÃO DAS SOLAS

As solas que integram os calçados são fabricadas na mesma estrutura da fábrica, em um departamento específico. Os solados são feitos a partir dos melhores materiais nacionais e importados, para garantir excelência e durabilidade.

O processo, inteiramente interno, além de manter o padrão de qualidade, evita cópias e réplicas de terceiros e assegura a autenticidade da marca.

Nossos modelos são adicionados solados de couro. Nesses casos, a matéria-prima é contraída com maquinários e tecnologias de ponta, para assegurar um visual semelhante à madeira.

11. FINALIZAÇÃO

Depois de tantos processos, é natural que algumas características dos calçados sejam modificadas, por isso, implementamos o setor de finalização –  responsável por checar e reparar os pares (caso necessário) para certificar que eles atinjam o padrão de qualidade almejado.

Durante a finalização, os calçados passam por aplicações de produtos que acrescentam brilho, sedosidade e anuência. Simultaneamente a uma linha de produção automática, os calçados Enrico Boaretto, feitos artesanalmente, acompanham colorações, estruturas e acessórios únicos, valorizados pelos apreciadores de peças autênticas e consagradas.

Resultado

O resultado de todas as técnicas aplicadas são modelos ecléticos, que representam o tradicional artesanato italiano – autênticos, contemporâneos, incomparáveis e notáveis por sua qualidade e resistência.

Esses são os nossos diferenciais, que fazem da Enrico Boaretto uma marca com produtos de personalidade e estilo próprio!

Enrico Boaretto: para homens que decidem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo