Quando o assunto é harmonizar vinhos e massas, é comum surgirem dúvidas. Pensando nisso, nós, da Enrico Boaretto, preparamos esse artigo com dicas essenciais para você aplicar na hora da harmonização. Confira:
O Segredo ao harmonizar vinhos com massas:
Saiba logo de cara que o ponto crucial para harmonizar vinhos com massas é a escolha do molho. É ele que define qual rótulo combinará melhor com o prato em questão, considerando fatores como: acidez, corpo e o caráter tânico do vinho. Veja abaixo algumas opções de massas, molhos e como harmonizá-los com o vinho:
Massas ao Molho Carbonara
O carbonara é uma excelente opção para quem aprecia um molho marcante. Acompanha bem massas do tipo espaguetti e bavette, resultando em um prato encorpado devido aos ovos, o queijo e o bacon.
A harmonização deve ser realizada com vinhos de boa estrutura e que, de preferência, possuam passagem por barricas de carvalho mais tostadas (caso não saiba, todas as barricas são queimadas em seu interior, o que confere diversos aromas aos vinhos. Aromas defumados enaltecerão a presença do bacon).
A uva Marselan e a Tannat são boas escolhas (em especial, essa última, com inconfundíveis notas de couro).
Massas ao Molho Quatro Queijos
O molho quatro queijos é um clássico da culinária italiana. Ele acompanha muitíssimo bem qualquer tipo de massa, sendo feito com uma mistura de diferentes queijos que tornam o molho denso e repleto de sabor. O vinho ideal para esse caso deve apresentar bom corpo, sabor intenso e acidez viva.
Massas ao Molho Pesto
O molho pesto é tradicionalmente feito à base de manjericão fresco, azeite, pecorino e pinoli. Contudo, pode ser adaptado com nozes e parmesão. Pelo molho ter uma combinação de sabores tão característica, vinhos brancos frescos e leves são ótimas opções para acompanhar o prato.
Massas ao Molho Sugo
O molho vermelho, também conhecido como sugo (feito à base de tomates) é um dos preferidos dos amantes de massas, sendo outro clássico da culinária italiana. Ele pode acompanhar uma variedade de massas simples, como espaguetti, as recheadas (como agnolotti), ou à base de batata (ou mandioquinha), como o nhoque. E combina muito bem com vinho tinto.
Seguindo essas nossas sugestões, você conseguirá harmonizar as massas de sua escolha com o vinho muito mais facilmente. Continue acompanhando o nosso Blog para mais dicas interessantes!