Aprenda como preparar o verdadeiro macarrão à moda italiana

Compartilhe este post:

Massas e pizzas são as mais icônicas de todas as comidas italianas.

Hoje vamos falar, em especial, das massas. Elas são fontes de carboidratos que, se consumidas em quantidades adequadas, fazem bem à saúde. São fáceis e rápidas de preparar, possuem muitos tipos e tamanhos, podendo ser acompanhadas por inúmeros molhos.

Continue a leitura e veja como cozinhar uma autêntica massa italiana!

Como cozinhar macarrão: Pontos importantes

Primeiro ponto: Quando se fala em “cozinhar macarrão”, refere-se ao cozimento do macarrão e ao preparo do molho (e nada de utilizar molho pronto). Enquanto o cozimento da massa em si é basicamente feito em apenas um passo (colocando a massa na água fervente), o molho já possui mais etapas. Opte por um molho de sua preferência e saboreie cada bocado (ao final desse artigo você encontra 2 receitas incríveis de molhos italianos).

Cada tipo de massa tem um tempo de cozimento, geralmente indicado na embalagem. Cozinhe a massa por menos tempo que o indicado e ela permanecerá dura. Passe o tempo de cozimento e ela ficará muito macia, quase perdendo a sua forma. 

Os italianos gostam da massa al dente, o que significa um pouco dura. Normalmente, obtém-se esse ponto cozinhando- a exatamente durante o tempo de cozedura indicado. Mas atenção: como os estrangeiros costumam preferir a massa mole (o que vemos nos brasileiros, de modo geral), você pode encontrar na embalagem um tempo de cozimento que reflita isso.

Outro detalhe: italianos têm aversão a colocar catchup no macarrão. Então, use apenas molho de tomate, no lugar dele. E nada de quebrar a massa do macarrão ao meio!

Vamos começar

Pegue uma panela, encha com água filtrada e coloque no fogão. Espere ferver. Se quiser, coloque uma tampa, para ferver mais rápido.

Quando a água ferver, adicione sal. A “quantidade certa de sal” é uma questão de gosto pessoal, experimente até encontrar a sua. E por que você deve esperar até que a água ferva para adicionar sal? Simples: porque a água salgada leva mais tempo para atingir o ponto de ebulição (fervura). Adicionar sal imediatamente após encher a panela de água não afetará o sabor final, mas aumentará o tempo necessário para preparar o jantar.

Após adicionar o sal, espere meio minuto e coloque o macarrão na água quando voltar a ferver, não antes. Cozinhe a massa conforme indicado na embalagem, mexendo a massa com frequência para evitar que ela grude. 

Cozinhar macarrão é simples, porém há truques em seu preparo. A massa é como uma esponja: absorve o fluido em que está imersa. Cozinhá-la imersa em água é bom, mas cozinhá-la no molho é melhor ainda! 

Então aqui está o truque: um minuto antes de terminar o tempo de cozimento, despeje uma ou duas colheres de sopa de água da panela do macarrão na panela onde você está fazendo o molho. Isso serve para deixá-lo mais encorpado, Depois, escorra a massa e despeje na panela, misturando-a ao molho e terminando aí o tempo de cozedura. Deixe aquecer por um minuto a um minuto e meio, retire a panela do fogo e sirva o macarrão.

Essa é a verdadeira massa ao estilo italiano!

Receitas de molhos italianos

A primeira receita é de um molho de tomate clássico. Você precisará:

  • Azeite
  • meia cebola
  • Pimenta ou pimenta-malagueta (à gosto)
  • Manjericão fresco
  • Tomates frescos ou enlatados

Modo de preparo:

Coloque uma colher de azeite numa frigideira com a cebola, junte o molho de tomate, a pimenta picada e deixe ferver durante 5-6 minutos. Mexa ocasionalmente, escorra a massa, a coloque no molho e continue a cozinhar por mais um minuto. Quando estiver pronto, retire do fogo, adicione algumas folhas de manjericão e sirva.

Macarrão ao molho de tomate clássico

A segunda é um molho feito com  abobrinha e camarão. Você precisará:

  • Azeite
  • Um dente de alho
  • Camarões frescos 
  • Pimenta-do-reino
  • Uma abobrinha (cortada em rodelas ou palitos)

Modo de preparo:

Coloque uma colher de sopa de azeite em uma frigideira com o alho e adicione a abobrinha, os camarões (sem casca) e pulverize levemente com pimenta. Deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutos, mexendo por vezes. Acrescente o macarrão e continue aquecendo por mais um minuto, mexendo a mistura. Quando estiver pronto, retire do fogo e sirva.

Macarrão ao molho de abobrinha e camarão

Buon appetito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo