Como ser um homem bem-vestido: Dicas para não errar no visual

Compartilhe este post:

Um homem que se preocupa com a sua aparência provavelmente vai parar em algum momento, abrir seu guarda-roupa e fazer as seguintes perguntas a si mesmo:

“Estou bem vestido hoje? Esse look combina comigo?”

E tenha em mente o seguinte: estar bem-vestido não é um conceito fácil de ser definido.

A moda baseada em tendências consiste em definir, temporariamente, um visual específico como “bom, adequado”. Em teoria, um homem pode estar bem-vestido desde que sua roupa, sapato e acessórios correspondam ao padrão atual. Por essa razão, separamos importantes dicas de estilo para te ajudar a compor um visual elegante, mostrando o que fazer e o que evitar. Confira:

Os perigos das tendências

Existem dois grandes problemas em seguir as definições da moda de roupas consideradas “apropriadas” ao momento.

O primeiro é o custo: a indústria da moda prospera com tendências que mudam rapidamente, exigindo que os consumidores comprem (roupas, por exemplo) com a maior frequência possível.

Se a única coisa que você tem a seu favor visualmente é a adesão a uma tendência, seu guarda-roupa se torna inútil quando ela muda. E a moda sempre muda: estilos vêm e vão.

O outro problema é que muitas tendências de estilo masculino são simplesmente ruins. Eles estão pensando em algo novo a cada poucos meses; com isso haverá alguns acertos e erros.

É bem provável que você não queira ter um terno rosa-brilhante, não importando o quão prestigiado ele esteja no momento. Portanto, há bons motivos para um homem evitar conselhos da moda “flutuante”, ou seja, que em breve passará.

Por isso, opte por modelos clássicos, tradicionais. Com eles, você garantirá estilo e elegância, minimizando as chances de errar.

FRANK LACE UP NEGRESCO, um modelo que nunca sai de moda

Tenha peças bem ajustadas 

Um bom ajuste às suas peças é a pedra angular de um homem bem-vestido.

Um ajuste ruim (ou por fazer) faz você parecer menos elegante. Também tende a deixar as roupas desconfortáveis, e ninguém fica bem nessa situação. 

Um ajuste confortável permite que você fique à vontade, em sua postura natural, sem restrições (roupas apertadas demais para o seu tamanho ou sem parecer que está usando números a mais do seu).

Conheça suas medidas antes de comprar e certifique-se de que suas roupas e calçados sejam da sua numeração.

Seu melhor guia para o ajuste é a maneira como a roupa (ou sapato) se comporta em seu corpo. Se um item estiver pendurado ou dobrado frouxamente enquanto você o estiver usando, ou se restringir seu movimento, o ajuste está errado.

Um bom alfaiate pode ajustar as roupas que você já possui. E se puder, faça peças sob medida, pois a adaptação personalizada ajudará você a evitar problemas de ajuste desde o início.

Abuse das cores e estampas 

Muitos homens evitam usar sapatos ou roupas com padrões distintos (estampas) ou cores brilhantes, por medo de deixar o look chamativo demais ou “brega”. Isso pode até funcionar de certa forma, mas é algo considerado chato do ponto de vista da moda – pois você não arriscará e se privará de ter mais estilo.

Experimentar peças com cores e padrões diferentes ajudará bastante a fazer com que seu visual pareça mais contemporâneo e arrojado. 

Comece usando gravatas e lenços de bolso como um toque de cor e vá gradativamente usando camisas, sapatos, cintos e cores vivas e não tenha medo de usar ternos ou jaquetas estampados e camisetas estampadas.

Atenção aos detalhes

A chave para ser um homem bem-vestido ter atenção aos detalhes, fazendo transparecer que você se importa e investe em peças boas.

Nada deve parecer forçado (evitar um tamanho menor que o seu pode ajudar muito aqui), mas alguns detalhes deixarão claro que você sabe o que está fazendo quando escolhe as peças ao compor um look.

Um bom relógio (nada muito chamativo) dá um pouco de brilho e destaque à sua produção, na medida certa. Mas a grande orientação dos especialistas é ter atenção aos detalhes que, deixados de lado, vão estragar a imagem de um homem elegante: manter os sapatos bem cuidados, os cabelos arrumados; as unhas e barba (se houver) aparadas uniformemente.

Conclusão

Parecer “bem-vestido” ou “bonito” à primeira vista nada mais é do que ter atenção a esses detalhes básicos.

As roupas e sapatos que você usa são com você. Ficar bem neles exige confiança, atenção aos detalhes e, certamente, um bom ajuste.

Temos certeza que com essas dicas você transmitirá muito mais estilo e elegância através do seu visual!

Um comentário em “Como ser um homem bem-vestido: Dicas para não errar no visual

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo