Tudo que você precisa saber sobre barra de calça masculina

Compartilhe este post:

Há várias razões pelas quais é interessante seguir algumas dicas ao costurar ou dobrar a barra das calças (sejam elas calças sociais, chinos ou jeans). 

Uma delas é que a “sobra” de tecido na barra costuma passar a impressão de que você possui uma estatura menor, e um ajuste na barra causa o efeito contrário – uma barra ajustada na medida ideal cria uma silhueta mais alongada e passa uma ideia de classe, de que você se importa com a imagem que passa. 

Por isso, para não errar no comprimento e ajuste da barra da calça, separamos abaixo algumas dicas valiosas. Continue a leitura para descobri-las!

Qual a medida certa da barra da calça?

Calças sociais tradicionais                                    

Há diversos tipos de comprimentos para esse tipo de modelo tradicional. Contudo, a recomendação dos especialistas em moda masculina é que o ajuste na barra fique em cerca de dois dedos acima do salto do sapato (pelo menos), podendo essa barra ser reta ou inclinada, conforme o gosto pessoal.

Calças sociais slim fit 

No caso das calças que acompanham ternos (ou blazers) com esse tipo de corte mais “sequinho” e ajustado ao corpo, a orientação é que as barras subam um pouco mais do que no caso das calças tradicionais, aproximadamente na altura do ossinho do tornozelo (chamado de talus). Desse modo, passa-se um ar mais moderno.

Calças chino ou jeans   

Como esses estilos de calça são mais informais, acabam sendo mais versáteis, podendo ser dobradas livremente, de acordo com a ocasião e o tipo de calçado utilizado.

A dica principal é também posicionar a dobra dois dedos acima do salto do sapato.

E com qual sapato combina melhor?

Os sapatos sociais ultrapassaram as fronteiras do universo de eventos com o dress code formal e do escritório – conquistando espaço em looks mais “descolados”, informais – levando também a uma maior liberdade na hora de combinar com os diversos conceitos e tipos de barras – clássica, italiana ou dobrada. Para cada opção, há um modelo de sapato que pode exaltá-la ainda mais.

Se você optar por uma barra clássica ou italiana, escolha sapatos com solado de couro, de modelos como o Derby ou o Oxford.

 Já para os adeptos da barra dobrada, existe um leque de opções maior ainda, sendo possível escolher modelos de sapatos mais casuais, como os com solados em outros materiais e cores.

Barra Italiana: versatilidade e estilo

A barra italiana proporciona um estilo muito eclético às calças e pode ser utilizada em ocasiões diferentes desde que você saiba combinar, pois torna perfeito o alinhamento entre a calça e o sapato.

Este tipo de barra é dobrada para fora e podemos vê-la tanto em calças de alfaiataria, em propostas mais sociais, quanto no cotidiano, quando dobramos a barra da calça jeans ou da bermuda para fora.

A barra italiana transmite uma modernidade nos looks, mesmo em uma produção casual. Nessas ocasiões, inclusive, você pode deixar a perna um pouco à mostra, quando as bermudas e calças jeans são dobradas.

Algo que merece a sua atenção é a escolha das meias. Como a característica da barra italiana é ter a dobra para fora, durante o caminhar, como consequência, as meias aparecerão. Portanto, esse acessório deve fazer parte da combinação.

Para que você não erre, saiba que os tons neutros são sempre a melhor opção. Todavia, se você souber como criar harmonia entre as peças escolhidas, pode apostar em modelos coloridos.

Agora, depois de entender mais sobre o assunto, confira os modelos de sapatos disponíveis no site da Enrico Boaretto, escolha o que mais combina com você e potencialize seu estilo, tendo conforto e exclusividade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo