Os benefícios do vinho à saúde do homem

Compartilhe este post:

O vinho tinto é uma bebida milenar que possui poderosos antioxidantes, e muitas pesquisas afirmam que beber uma determinada quantidade diariamente é benéfico à saúde. Contudo, se ingerido em excesso, pode causar problemas de saúde.

Conversamos com a Nutricionista Dra. Ana Damante (CRN-3: 49775), para entender mais sobre o assunto. Continue a leitura e entenda mais sobre o consumo dessa bebida tão apreciada mundialmente.

Benefícios à saúde

O vinho tinto faz parte de eventos sociais, religiosos e culturais há séculos. No passado, as pessoas já entendiam que o vinho tinto beneficia a saúde, principalmente ao lado de uma dieta equilibrada.

Nos últimos anos, a ciência apontou que pode ser verdade essas alegações.

A nutricionista revela: “Embora não existam recomendações oficiais sobre esses benefícios, um estudo de 2018 observa que beber vinho tinto com moderação tem ligações positivas com a prevenção de:

  • Doença cardiovascular
  • Aterosclerose (formação de placas de gordura, chamadas de ateromas, na parede das artérias)
  • Hipertensão (pressão alta)
  • Certos tipos de câncer
  • Diabete tipo 2 ”.

Como o vinho tinto pode melhorar a saúde do homem?

O consumo de vinho tinto pode ter benefícios para a saúde devido aos seus efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e reguladores de lipídios (gorduras).

O vinho tinto, produzido com uvas escuras esmagadas, é uma grande fonte de resveratrol, um antioxidante natural, presente na casca e sementes delas.

Os antioxidantes reduzem o estresse oxidativo no corpo, que possuem ligações claras com muitas doenças, incluindo câncer e doenças cardíacas.

A Dra. frisa o seguinte: “Há muitos alimentos saudáveis ​​ricos em antioxidantes, incluindo frutas, nozes e vegetais. As uvas são melhores fontes de resveratrol do que o vinho tinto e, devido aos riscos à saúde associados ao consumo excessivo de álcool, ter cautela quanto à quantidade ingerida é essencial”.

Quantidade diária recomendada

Conforme as orientações do Centro de Doenças e Prevenção (CDC), define-se o consumo moderado como 2 taças de vinho para homens (148 mL), por dia.

Afinal, devo beber vinho tinto?

A nutricionista explica: “para muitos homens, desfrutar de uma ou duas taças de vinho tinto por dia pode fazer parte de uma dieta saudável.

Beber vinho tinto com moderação pode trazer certos benefícios à saúde, incluindo melhorar a saúde do coração, intestino e cérebro. Isso ocorre porque contém compostos com efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e de melhoria de lipídios.

No entanto, beber álcool não é seguro para todos, e beber mais do que uma quantidade moderada pode causar sérios problemas de saúde. O ideal é falar antes com seu nutricionista ou médico para assim consumir álcool com segurança, ou limitar seu consumo, sendo possível aproveitar de seus benefícios”.

Você também pode gostar de ler: Os melhores sapatos de couro para um casamento elegante – Blog Enrico Boaretto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo